Qual o significado de Ebó?
- tcupaioxala
- 2 de jan. de 2014
- 2 min de leitura
Qual o significado de um Ebó, já que boa parte dos espíritas e espiritualistas acha que ebó é a simples ação (macumba) de se retirar algum negativo (mal) de uma pessoa?
O termo ebó tem pelo menos dois significados práticos.
O primeiro quando é usado para denominar um processo de limpeza, chamado também por muitos de sacudimento.
O segundo quando é usado genericamente para o ato de fazer uma oferenda, e às vezes para a oferenda em si, não importando se esta oferenda é composta de comida ou frutas.
A palavra ebó significa sacrifício, e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue.
O ebó é uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou para o Orixá, em agradecimento por uma benção recebida ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades, etc.
Os itens que normalmente compõem o ebó são: itens comestíveis como frutas frescas, água, sementes, bebidas destiladas, mel e azeite. Além disso, o ebó pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios e ervas.
O poder e a magia dos Ebós
O jogo divinatório traz ao sacerdote do culto de ORIXÁ informações detalhadas da vida do suplicante, sendo assim, através de uma leitura de Ifá, nós devemos buscar a origem do problema, o que está gerando os conflitos vividos pela pessoa, e o Etutu (oferenda) como complemento do ebó, exato para podermos solucionar a questão.
Sendo assim, podemos concluir que a arte divinatória é muito complexa, pois está interligada de forma direta com os aspectos sociais, nobres e sábios que a manifestação dos Orixás nos traz.
O saber é um dever de todo o segredo do sucesso, é a diferença nas características de cada Ebó!
O ebó não pode ter dúvidas, é através de nossas informações básicas que devemos o complemento de cada ebó para uma solução exata, além de um direcionamento correto das energias presentes no ebó.
OS EBÓS NUNCA FORAM UM RITO DO CANDOMBLÉ, E SIM DE TODAS AS RELIGIÕES QUE ESTUDAM AS ENERGIAS DA NATUREZA E ADMINISTRAM ESSAS ENERGIAS COMO UM BEM COMUM.
Em nossa Casa, fazemos um trabalho consciente de ajuda às pessoas, somente com agendamento prévio.
Comentarios